NOTÍCIAS
Carga Viral e transmissão – uma ficha informativa para as pessoas com HIV
21/08/2018 ás 20:56:28
A quantidade de HIV em seu corpo fluido é chamada a sua carga viral. Tratamento eficaz do HIV(terapia antirretroviral) suprime a quantidade de HIV em seu corpo os fluidos para o ponto onde ele não pode ser detectado pelos testes utilizados na clínica. Os médicos chamam isso de “supressão virológica”, mas é muitas vezes conhecido como “tendo uma carga viral indetectável” ou “indetectável”.
Ter uma carga viral indetectável não significa que você está curado do HIV. Isso não significa que você deve deixar de fazer tratamento. Isso significa que, enquanto mantém sua carga viral indetectável, você reduz radicalmente a sua chance de passar HIV para outra pessoa.
Carga Viral em diferentes fases
Durante as duas primeiras semanas após uma pessoa contrair HIV, carga viral é geralmente muito alta – geralmente vários milhões cópias por mililitro de sangue (cópias/ml). Trata-se de uma abertura considerável de risco de transmissão de HIV neste ponto, e muitas pessoas adquirem o HIV de alguém que apenas recentemente adquiriu O HIV (e talvez não saibam).
Após este período de infecção precoce, a carga viral normalmente cai. Uma típica carga viral em alguém que não está tendo tratamento pode ser 50.000 cópias/ml. Há ainda o risco de transmitir o HIV. (Nota do tradutor: A minha estava em mais de três milhões logo após o diagnóstico)
Quando alguém inicia o tratamento do HIV, a carga viral geralmente se torna indetectável no prazo de seis meses. O risco de transmissão do VIH é muito reduzido quando as pessoas têm uma carga viral indetectável.
A prova
Em 2011, um grande ensaio científico chamado HPTN 052 verificou que tratamento do HIV reduziu o risco de transmitir o HIV para parceiro heterossexual regular em 96 %. A única razão pela qual não foi 100% é que uma pessoa adquiriu o HIV, mas isso aconteceu apenas alguns dias antes ou depois de seu companheiro iniciar tratamento.
Uma nota da British HIV Association (BHIVA) e do Grupo Consultivo de Peritos sobre a SIDA (EAGA), declarou que, se o parceiro HIV-positivo tem sucesso no tratamento do HIV é “tão eficaz quanto o uso coerente da camisinha”, na limitação da transmissão. A declaração sublinha que testes de carga viral regulares são vitais e é aconselhável esperar seis meses após o primeiro teste de carga viral indetectável para ter a certeza que o tratamento está funcionando.
A BHIVA/EAGA declaração é aplicada apenas ao sexo vaginal porque não houve um numero suficiente de casais homossexuais no HPTN 052 para mostrar se o tratamento reduziu o risco na mesma medida no sexo anal.
Em 2014, um estudo chamado PARTNER não encontrou uma única transmissão do HIV em 16.400 relações entre homens homossexuais e heterossexuais onde 28.000 entre parceiros HIV-positivos tinham uma carga viral abaixo de 200 cópias/ml (observe que a carga viral é considerada indetectável abaixo de 40 cópias de RNA viral por mil de sangue). Em 2015, um estudo semelhante exclusivamente de casais gays masculinos, Opposites Attract também não encontraram as transmissões de parceiros com uma carga viral indetectável. Ambos os estudos estão coletando mais dados e terão resultados definitivos em 2017.
O que isto significa para mim?
Um grande número de pessoas com HIV vêem a redução de infectividade e alívio da ansiedade sobre transmissão como um muito importante benefício do tratamento do HIV. Você pode desejar Vector biohazard virus iconlevar a sua carga viral e sua provável infectividade em consideração quando se pensa em sexo mais seguro.
Se você quiser parar de usar camisinha, é importante discutir isso com cuidado com seus parceiros e garantir que eles sintam-se igualmente confortáveis com a decisão. Discutindo o que uma carga viral indetectável significa com parceiros HIV-negativo pode ajudar a reduzir sua ansiedade sobre transmissão do vírus HIV. No entanto, esta informação irá provavelmente ser nova para a maioria das pessoas que não têm O HIV; isso pode levar tempo para que alguém entenda e possa confiar no que você está dizendo. (nota do editor: Traga a pessoa a este site, nesta página e faça com que ela leia este texto )
Sabendo como o tratamento do HIV pode reduzir o risco de transmitir o vírus pode ser especialmente útil para pessoas que desejam ter um filho. Casais em que uma pessoa tem o HIV e o outro não, pode considerar a possibilidade de ter sexo desprotegido nos dias quando a mulher está mais fértil.
É importante lembrar que embora o tratamento contra HIV irá proteger os seus parceiros de seu HIV, ele não os protege de outras infecções sexualmente transmissíveis (ists). Além disso, em alguns países, sexo sem revelar o seu status de HIV é uma ofensa criminal, independentemente da probabilidade de transmissão do HIV.
Se eu iniciar tratamento do HIV, quanto tempo demora para minha carga viral se tornar indetectável?
Ele pode demorar até seis meses. Até então, você ainda pode ser contagiante. É uma boa ideia para você e seus parceiros aguardarem até que a sua carga viral fique indetectável para, pelo menos, seis meses antes de quaisquer decisões sobre se deixar de usar preservativos – ou parar de usar PrEP (profilaxia pré-exposição).
O tratamento do HIV sempre funciona?
Cerca de uma em cada seis pessoas em seu primeiro tratamento ou nunca têm uma carga viral indetectável ou seu tratamento para de funcionar no primeiro ano. Durante o segundo ano de tratamento, a chance de o seu tratamento deixar de trabalhar é de cerca de um em cada vinte e este continua a diminuir ao longo da próxima década para cerca de um-em-cinquenta chance de falha de qualquer um ano. Portanto, quanto mais tempo você estiver sobre um especial tratamento para o HIV, menos provável é que pare de trabalhar. E quase toda a gente reduz a sua carga viral a um nível indetectável no seu segundo ou terceiro esquema.
Se o tratamento de alguém não resulta na carga viral indetectáveis, isso geralmente ocorre porque está tendo problemas em tomar seu tratamento como prescrito, ou seja, não toma todos os comprimidos na hora certa, sem perder as doses.
As pessoas com uma carga viral indetectável nunca transmitem O HIV?
É difícil provar que pessoas com uma carga viral indetectável não transmitem o HIV. Um estudo constatou que a menor carga viral em alguém que transmitiu o HIV foi 362 cópias/ml, embora esta pessoa não estava em tratamento. Já houve três relatórios de transmissões envolvendo homens homossexuais que tinham uma carga viral indetectável perto da hora da transmissão, mas não sabemos se eles tinham uma carga viral indetectável no momento o HIV foi transmitido.
Não é a carga viral no esperma, fluido vaginal ou retal mais importante do que a carga viral no sangue?
Carga Viral no sangue e em outros fluidos corporais é geralmente muito semelhante – se O HIV em seu sangue é indetectável, é provável a ser detectáveis em qualquer outro lugar. Às vezes as pessoas têm detectáveis de HIV no sangue e têm baixos níveis de HIV em outros fluidos corporais, mas raramente em níveis infecciosos.
E o que, afinal, sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTS)?
Se você não estiver em tratamento, algumas DSTS podem tornar o HIV mais contagioso: por exemplo, a sífilis pode duplicar a sua carga viral. O HIV-negativos os parceiros também têm mais probabilidades de obter O HIV se eles tiverem um STI. No entanto, em estudo, não houve uma única transmissão do HIV, embora muitas pessoas tinham STIs.
Traduzido do original em Viral load and transmission – a factsheet for people with HIV por Cláudio Souza e Revisado Por Mara Macedo
Soropositivo.com