NOTÍCIAS
Secretária de Saúde de Fortaleza Vai a RNP+CE, falar sobre O Gonzaguinha de Messejana
SAE- Messejana será transferido provisoriamente para o José walter
10/06/2022 16:30:07
A Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids núcleo Ceará recebeu na manhã desta quinta-feira dia 09/06, em sua reunião mensal, a secretária de saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite e sua equipe da SMS- Secretaria Municipal da saúde de Fortaleza
Na pauta: Transferência Provisória do SAE Messejana Para o SAE- José Walter.
Após a abertura da reunião, a Área Técnica de IST/Aids fez uma apresentação das ações realizadas nos últimos anos desde a realização das ações de apoio à sociedade civil como forma de “Prestação de contas da política de IST/HIV/Aids do Município”
A Chefe da Pasta da saúde, Ana Estela, Iniciou falando da Linha de Cuidado da Criança, onde as primeiras intervenções foram no Hospital N.S. da Conceição, com centro de parto normal, Unidade de cuidado intermediário do recém-nascido, uma área de atendimento à parturiente para atender a mulher na hora de ter o bebê de forma mais humanizada, o segundo hospital foi o Gonzaguinha da Barra do Ceará, com uma nova emergência e unidade de cuidados intermediários. O terceiro hospital é o Gonzaguinha do José Walter que quando da avaliação da reforma o custo seria o mesmo da construção de um novo hospital, que será inaugurado no início de Julho, saindo de 55 para 154 leitos e emergência obstétrica. Serão 60 leitos de parto normal, 8 salas de parto, sendo apartamentos individualizados onde a gestante pode ficar com o acompanhante, e 60 leitos de clínica médica.
o quarto hospital Será o Gonzaguinha de Mesejana. Segundo a secretária, o hospital estava tão impraticável quanto o Gonzaguinha do José Walter, que também foi preciso transferir todos os profissionais para o Messejana e, com a Inauguração em julho do José Walter, a mesma transferência acontecerá em sentido inverso, de Messejana para o José Walter, de Forma que nenhum serviço seja suspenso e sim seja transferido na rede municipal. Sobre os dois SAE, na estrutura anterior do José Walter, foi destinado um espeço que receberá, provisoriamente, os dois SAE- mas tudo de forma provisória. Quando o hospital de Messejana ficar pronto, tudo do serviço voltará para sua origem. “Não se está suprimindo nenhum serviço na nova obra, estamos mantendo o mesmo serviço e o hospital vai ampliar o tamanho que é quase o dobro, porque hoje nenhum desses se adequam a nenhuma norma técnica, nacionais ou internacionais”. “Se vive um momento de superlotação na MEAC e César Cals, o que se quer é que a rede municipal possa atender a toda a demanda de baixo risco e que as mulheres só vão para a MEAC e Cesar Cals se realmente forem de Alta complexidade”, afirmou a secretária. Se entende a inquietação dos profissionais não se pôde conversar anteriormente por uma necessidade da rede, quando de uma reunião com o ministério público há 15 dias e que já precissamos mudar a UTI-Neo para o Hospital da Mulher, visto que aquele momento por questões estruturais, Messejana só estava com 4 leitos. Há um descontentamento muito grande dos Profissionais e se entende que estão trabalhando próximo de suas casas e a muito tempo, mas a SMS está tentando garantir as escalas embora não se possa garantir considerando que há dias de se ter 6 profissionais em um dia e um apenas no outro dia. E que vai precisar redistribuir de forma a dar a todos os profissionais um padrão de escala, finalizou Ana Estela.
Orleanda Gomes, representante do MNCP– (Movimento Nacional das Cidadãs Positivas CE), falou para a secretária que a maior preocupação no caso do SAE- Messejana é com a maternidade e o acompanhamento das gestantes, primeiro que não haja descontinuidade no acompanhamento e, principalmente, que não ocorra o que foi denunciado recentemente pelo MNCP, citando que uma gestante de gêmeos recém diagnosticada HIV+, gravidez de risco buscou atendimento no SAE- Mesejana que é seu serviço de acompanhamento e que não houve o atendimento e encaminhamento devido, que passou pela MEAC e só conseguiu atendimento, inclusive com a intervenção das cidadãs positivas, no Hospital César Cals. Mas agradeceu toda a garantia dada pela secretária de que tanto as gestantes como todas as PVHA do SAE- Messejana seriam transferidos para o José Walter provisoriamente, com a garantia de retorno ao SAE- Gonzaguinha, quando do término da obra do novo Gonzaguinha.
Carlos Salmão, do coletivo Consciência Positiva, falou de prevenção, que precisa tanto de atenção como um maior investimento nessa prevenção do município de Fortaleza e que não pode falar de HIV só por uma questão de assistência técnica medicamentosa, mas também de forma humanizada e que no momento especialmente as PVHA- Pessoas vivendo com HIV/Aids sofrem vários problemas por questões mentais, preconceitos, e questões sociais e cobrou também da secretária gel lubrificante nos postos de saúde.
Vando Oliveira, coordenador da RNP+CE, registra a importância do momento em que a Secretária, com toda sua equipe, veio dialogar com os usuários, trazendo não apenas as informações de como e para onde iria o Gonzaguinha, e especialmente o SAE, bem como a garantia de que seria uma transferência provisória com os profissionais e com volta garantida do SAE para Messejana.
Outra Solicitação da RNP+CE, é que a secretária possa articular junto ao Prefeito de Fortaleza uma agenda, já solicitada pelo movimento, para discutir a questão do PASSE LIVRE, pauta que já vem sendo discutida com várias gestões anteriores e que, até o momento, o que se tem é o bilhete único para duas mil PVHA de Fortaleza, mas existem muito mais pessoas com HIV+ necessitas da gratuidade e que ainda não conseguiram o benefício.
Equipe da SMS, que estiveram presente na Reunião:
Ana Estela Leite – Secretária da Saúde de Fortaleza
Aline Gouveia Martins– Secretaria Adjunta
Luciana Passos Aragão – Gerente da Célula de Atenção Primária à Saúde
Erlemus Pontes Soares – Coordenador de Atenção Primária e Psicossocial
Fabiana Sales Vitoriano Uchoa – Coordenadora Geral das Regionais de Saúde
Luziete Furtado da Cruz – Coordenadora de Redes Hospitalar Pré-Hospitalar e Hospitalar
Humberlene Mesquita Machado Vidal – Coordenadora Executiva dos Contratos de Gestão
Keylla Márcia Menezes de Souza – Gerente da Atenção Especializada
Selma Antunes Nunes Diniz – Supervisora Técnica – SPDM/PAIS
Marcos Cavalcante Paiva – Coordenador de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Mirleide de Brito Figueiredo – Técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Fonte, RNP+CE, Contato fixo (085) 3222-1388 – Cel: 98971-9113
Excelente matéria Coordenador Vando Oliveira! Foi uma reunião muito proveitosa. Esperamos realmente, que o que dito pela secretaria e sua equipe, seja realizado para o bem estar das PVHA que são acompanhados nessas unidades de saúde!