NOTÍCIAS
Prefeito SARTO, Pacientes do SAE Emanuel Gomes Pinto não podem ficar sem Consulta
Retrocesso na Politica de Aids de Fortaleza
00:38:10 04/06/2022
O SAE- Emanuel Gomes pinto anexo do CTA Carlos Ribeiro foi reinaugurado em setembro de 2020, e apesar de sua requalificação continua com os mesmos problemas a anos enfrentado pelos pacientes PVHA- Pessoas Vivendo com HIV/Aids.
Mesmo após sua a reforma o serviço vivencia os mesmos problemas desde sua estrutura física, como a rotatividade de profissionais devido ao vinculo RPA, Seleção pública com duração de no máximo 24 meses o que tem causado a não permanência inclusive de médicos infectologista. Hoje o serviço perde mais um profissional medico com mais tempo no serviço, que solicitou seu desligamento Ele que já vinha diminuindo sua carga horaria nos últimos meses e mesmo com a possibilidade de sua saída nada foi feito pela gestão municipal de fortaleza que pela falta de melhores condições de trabalho para os profissionais e sem qualquer preocupação com seus pacientes o que tem sido uma prática da gestão de fortaleza, desde a terceirização com as O.S nas policlínicas quanto ao CTA e SAE.
O CTA e SAE está há meses sem o funcionamento de uma única linha telefônica para que os pacientes possam ter informações do serviço que são acompanhados, mesmo com apoio de projeto do DCCI/Ministério da saúde em 2020 que segundo foi noticiado que seria melhorado os serviços inclusive em relação a compra de equipamento. Em visita realizada pela RNP+Ceará ao CTA e SAE no início do mês de março, vimos que as dificuldades começam pela recepção, duas profissionais tendo que escrever à mão por falta de impressora para a impressão das etiquetas de exames, portas arrancadas em uma das salas, e o cesto de lixo espalhado da recepção a sala da coordenação do CTA, juntando água que cai da chuva como registrado com fotos pela RNP+Ceará.
É importante registrar que todo esse descaso com os Serviços, profissionais e usuários do serviço é do conhecimento da gestão municipal. Desde o 1 de dezembro o fórum ONG/Aids Denunciou em frente ao passo Municipal, Apresentou as demandas em Audiência pública na Comissão de direitos Humanos da assembleia legislativa do Ceará na mesma data, cobramos resposta da SMS em Seminário de Assistência no último dia 03 de março em que estava a mesa o Coordenador da CORAPP- Coordenadoria de atenção primaria e psicossocial representando o Gabinete da SMS, além disso tivemos reunião com a Própria secretaria de saúde de fortaleza Dra. Ana Estela Leite na Pauta Discutir a Política de Aids do Município, e todas as demandas foram apresentadas, e as Respostas estão sendo apenas mais problemas.
Nesses quatro primeiros meses do ano passamos por todos os setores da SMS desde a Área técnica até chegar a secretária, e, o que temos é apenas agendas. Dado a essa falta de comprometimento com a Política de Aids e as PVHA- Pessoas vivendo com HIV/Aids atendidas nos SAE- de fortaleza, estamos oficiando o Gabinete do Prefeito para que possamos tentar levar ao gestor maior do município o que a SMS não tem resolvido ainda que seja pautas de sua pasta.
RNP+CEARÀ. Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids.
Contato (85) 99974-3527.