NOTÍCIAS
Manifestação em 15 de setembro contra o desmonte dos serviços de HIV/AIDS de Fortaleza
Local do ato: SAE Carlos Ribeiro
18:56:20 30 / 08/ 2020.
O Desmonte da Politica de Aids do Município de Fortaleza vem provocando indignação das PVHA (pessoas que vivem com HIV/aids) atendidas nesses serviços. Só neste ano dois SAE (Serviço de Assistência Especializada) estão praticamente parados:
- SAE Nossa Senhora da Conceição, do Conjunto Ceará, foi o primeiro a parar o atendimento desde fevereiro deste ano, antes mesmo da pandemia do COVID, o motivo é a falta de médicos infectologistas.
- SAE Anastácio Magalhães também está com atendimento comprometido pelo mesmo motivo. O atendimento de um dos médicos foi em 07 de fevereiro, o outro profissional infecto deve se afastar nos próximos dias e não tem substituto, o que já ocasionou o cancelamento de consultas de muitos pacientes.
O SAE/CTA Carlos Ribeiro, que há meses espera a conclusão de uma reforma de apenas 09 salas, também teve a situação de seus usuários comprometida recentemente com a falta de dois dos três médicos que lá atendiam.
Todo esse desmonte dos SAE é falta de vontade política da Prefeitura de Fortaleza, especialmente da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
Chegou a necessidade urgente de mobilização das instituições que compõe o Fórum de ONG/AIDS do Ceará e das PVHA em Fortaleza para protestar contra a gestão municipal.
Hoje são mais de 16 mil pessoas diagnosticadas em Fortaleza e 2 mil dessas pessoas estão prejudicadas, por isso, convidamos todas e todos para nos apoiarem nesta manifestação, e a imprensa para cobertura deste ato em defesa do atendimento, tratamento e da vida de todas essas pessoas que vivem com HIV e aids no município de Fortaleza.
Vando Oliveira
Coord. da RNP+Ceará
Rep. Regional RNP+NE
Rep. Regional ANAIDS-NE
Contato: 3243-7403 / 99974-3527